ivone
benedetti

"Este livro é uma daquelas boas surpresas que acontecem na literatura. Com linguagem fluente e extremamente segura, apresenta a trajetória de duas famílias que se cruzam por interesses econômicos e políticos na São Paulo dos anos 1920. No meio, a história de Immaculada, móvel desse encontro e, ao mesmo tempo, dos descaminhos de seus principais protagonistas. [...] Como resultado, uma história densa e bem contada que envolve o leitor do início ao fim".

Benedito Antunes, professor de Literatura Brasileira (UNESP)

 

"A escritura de Benedetti é sutil e não tipifica - sempre que se pensa que um dado personagem cairá no clichê, ele se prova vivo, contraditório e matizado e até mais compreensível à luz do contexto histórico, do que se imaginaria"

Chico Lopes,

resenha publicada em Verdes Trigos

 

"Ao final, à prazerosa experiência da leitura soma-se um sentimento perturbador: depois de conhecer mulheres que, apesar de erguerem a cabeça, jamais reúnem forças para se contrapor aos desmandos dos patriarcas; famílias nas quais as crises são encobertas por falsas soluções e por promessas que nunca se cumprem; e pessoas que se escravizam a seus fantasmas, não verbalizam seus desejos e se submetem a um mutismo doentio, anulador, somos contaminados por certo azedume, pela derrota moral desses personagens que formam o espelho de um ambíguo, estranho e não muito distante país chamado Brasil". 

Rodrigo Gurgel,

resenha publicada na revista Sibila.

.

 

immaculada

romance

leia trechos de Immaculada

mais sobre Immaculada

Contato

Resenha de Immaculada por Chico Lopes

03/11/2009

1/3
Please reload

contato